Informações divulgadas pela Defesa Civil e por Instituto sobre quantidade de chuvas em Rio Branco são diferentes


Por Da redação ac24horas

A Defesa Civil Municipal divulgou informação incorreta sobre o volume de chuvas que provocou estragos na capital do Acre entre a última terça e quarta-feira? Segundo o vereador Roberto Duarte (MDB), sim.

Usando informações do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, Duarte afirma que “a chuva que caiu em Rio Branco na noite da terça-feira, 13, não passou de 160mm”, ao contrário, segundo ele, do volume histórico de 277,4 mm amplamente divulgado pela Defesa Civil para justificar os diversos alagamentos em ruas e transbordamento de córregos na capital. O oposicionista considera que a prefeitura mente e manipula a informação.



Por outro lado, o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel George Santos, que a cada três horas, diariamente, partir das 6h da manhã, nessa época do ano, divulga informações pluviométricas, níveis dos rios e a influência das chuvas sobre esses mananciais, explica que o vereador usou uma plataforma de informação diferente da que ele usa.

George diz que se baseia em dados da ANA (Agência Nacional de Águas) e da CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais). Já Duarte divulgou informações do Instituto Nacional de Meteorologia.

Cada instituição possui uma leitura diferente sobre a quantidade de chuvas, e o coordenador da Defesa Civil afirma que costuma se se basear pelo “maior quantitativo”.

“As chuvas ocorrem de maneira diferente em cada ponto de coleta do pluviômetro, o que pode acarretar diferentes leituras. A plataforma que ele (Roberto Duarte) usou é o INMET e a que nós utilizamos é da ANA/CPRM e mais outros dois pluviômetros. Pluviômetro ANA: 145,0mm. Pluviômetro CPRM: 277,4. Esses são os que acompanho e faço o monitoramento.Sempre eu registro a maior chuva registrada.”

O coordenador da Defesa Civil diz que não considera que houve equívoco na informação do parlamentar, que se baseia por uma fonte diferente da Defesa Civil.


Notícias Relacionadas