Siga-nos

Aguarde processando...

X

Informações divulgadas pela Defesa Civil e por Instituto sobre quantidade de chuvas em Rio Branco são diferentes

Por Da redação ac24horas

A Defesa Civil Municipal divulgou informação incorreta sobre o volume de chuvas que provocou estragos na capital do Acre entre a última terça e quarta-feira? Segundo o vereador Roberto Duarte (MDB), sim.

Usando informações do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, Duarte afirma que “a chuva que caiu em Rio Branco na noite da terça-feira, 13, não passou de 160mm”, ao contrário, segundo ele, do volume histórico de 277,4 mm amplamente divulgado pela Defesa Civil para justificar os diversos alagamentos em ruas e transbordamento de córregos na capital. O oposicionista considera que a prefeitura mente e manipula a informação.

Por outro lado, o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel George Santos, que a cada três horas, diariamente, partir das 6h da manhã, nessa época do ano, divulga informações pluviométricas, níveis dos rios e a influência das chuvas sobre esses mananciais, explica que o vereador usou uma plataforma de informação diferente da que ele usa.

George diz que se baseia em dados da ANA (Agência Nacional de Águas) e da CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais). Já Duarte divulgou informações do Instituto Nacional de Meteorologia.

Cada instituição possui uma leitura diferente sobre a quantidade de chuvas, e o coordenador da Defesa Civil afirma que costuma se se basear pelo “maior quantitativo”.

“As chuvas ocorrem de maneira diferente em cada ponto de coleta do pluviômetro, o que pode acarretar diferentes leituras. A plataforma que ele (Roberto Duarte) usou é o INMET e a que nós utilizamos é da ANA/CPRM e mais outros dois pluviômetros. Pluviômetro ANA: 145,0mm. Pluviômetro CPRM: 277,4. Esses são os que acompanho e faço o monitoramento.Sempre eu registro a maior chuva registrada.”

O coordenador da Defesa Civil diz que não considera que houve equívoco na informação do parlamentar, que se baseia por uma fonte diferente da Defesa Civil.

Publicidade

Escreva seu comentário

Informamos aos nossos caros leitores que a Equipe Ecos da notícia não se responsabilizará pelas consequências jurídicas
sobre os comentários divulgados.

%d blogueiros gostam disto: