Siga-nos

Aguarde processando...

X

Defesa Civil estima que ao menos 900 famílias foram atingidas por enxurrada em seis bairros de Rio Branco

G1

Corpo de Bombeiros afirma que continua recebendo pedidos de ajuda para retirada de famílias de casas inundadas nesta quinta (15). Defesa Civil vai avaliar condições de móveis atingidos e definir destino de moradores.

A Defesa Civil de Rio Branco divulgou, nesta quinta-feira (15), que ao menos 900 famílias foram atingidas pela enxurrada em seis bairros de Rio Branco após a chuva intensa que caiu na capital acreana entre a terça-feira (13) e quarta (14).

Ao G1, o coronel George Santos, coordenador do órgão, explicou que vai fazer um levantamento das casas atingidas e avaliar os danos nas construções para definir se as famílias podem ou não retornar para os locais ou se vão ser encaminhadas a abrigos públicos.

Entre os bairros atingidos estão o Recanto dos Buritis, Baixada da Sobral, Bairro da Paz, São Francisco, Nova Estação e Residencial Santa Inês. Fotos e vídeos registrados nesta quinta (15) mostram várias casas e quintais ainda inundados na capital acreana.

“Os igarapés já apresentam uma situação de vazante. Vamos definir qual o destino que vai ser dado para essas famílias que, temporariamente, foram desalojadas. Como é uma situação de enxurrada e não de cheia, os abrigos não estão mobilizados ainda. Algumas casas colapsaram e estamos fazendo o levantamento”, afirma.

O Corpo de Bombeiros continua atendendo ocorrências de casas inundadas em Rio Branco. Ao G1, nesta quinta (15), o órgão informou que está atuando nos seis bairros após receber vários pedidos para ajudar na retirada de famílias.

O major do Corpo de Bombeiros Cláudio Falcão diz que a maioria desses bairros possui córregos e igarapés próximo das casas. Para ajudar os moradores, a Prefeitura de Rio Branco também está entregando kits de limpeza e desinfecção para os que tiveram as casas atingidas com a força das águas.

“Todos os atendimentos são de pessoas que tiveram as suas casas alagadas e precisam de ajuda. Estamos atuando desde o início da enxurrada, desde a madrugada de quarta (14). Nesse primeiro momento, estamos auxiliando no encaminhamento dessas pessoas à casa de familiares”, explica.

Rua Padre Cícero, no Bairro Conquista, também continua com casas inundadas (Foto: Lidson Almeida/Rede Amazônica Acre)

Rua Padre Cícero, no Bairro Conquista, também continua com casas inundadas (Foto: Lidson Almeida/Rede Amazônica Acre)

Falcão fala ainda que o sistema do órgão teve problemas, por isso não sabe dizer quantas ocorrências já foram registradas, mas devem fazer um levantamento e divulgar esses dados.

“Já estamos trabalhando para tabular esses dados. Mas é complicado, pois a todo momento recebemos novos chamados”, destaca.

Bairro Conquista foi um dos atingidos com enxurrada (Foto: Lidson Almeida/Rede Amazônica Acre)

Bairro Conquista foi um dos atingidos com enxurrada (Foto: Lidson Almeida/Rede Amazônica Acre)

Publicidade

Escreva seu comentário

Informamos aos nossos caros leitores que a Equipe Ecos da notícia não se responsabilizará pelas consequências jurídicas
sobre os comentários divulgados.

%d blogueiros gostam disto: