Siga-nos

Aguarde processando...

X

Rio Acre sobe mais de um metro em 24 horas e bombeiros alertam que nível pode chegar a mais de 15 metros

G1

Estudo meteorológico aponta possível cheia em 2018, dizem bombeiros. Rios devem fica oscilando nos próximos dias.

O Rio Acre registrou, nas últimas 24 horas, um aumento de mais de um metro, segundo a Defesa Civil. As medições são referente às 6h de segunda (12) e terça-feira (13), passando de 9,75 metros para 10,82 metros.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo é de 14 metros. O principal afluente do manancial, Riozinho do Rola também aumentou um metro, passando de 9,42 metros para 10,42 metros.

O Corpo de Bombeiros explica que o aumento no nível se dá devido a vazante que ocorreu em algumas cidades, como Brasileia (1,16 metro); Xapuri (6,98 metros) e Assis Brasil (46 centímetros). Porém, a previsão é que o Rio Acre se mantenha sempre acima dos 10 metros nos próximos dias.

“Essas águas da vazante vão chegando até o Rio Acre, mas também devido às chuvas. Então, a previsão para os próximos dias é que fique oscilando e se mantenha acima de 10 metros. A previsão de chuva permanece acima da média e vamos entrar na segunda quinzena de fevereiro e março, que é o mês mais crítico”, explica o major dos bombeiros, Cláudio Falcão.

Um estudo também mostra que a previsão para este ano é que o rio chegue a mais de 15 metros. “Isso é de acordo com a meteorologia, de um estudo de mais tempo que indica que esse ano poderemos chegar a 15,5 metros. Mas, como eu disse, a palavra é previsão e não torcemos por isso”, alerta.

Ele destaca ainda que nos últimos 12 anos o Acre só não registrou alagamento em dois e que, segundo o levantamento, uma deve ocorrer neste ano.

Publicidade

Escreva seu comentário

Informamos aos nossos caros leitores que a Equipe Ecos da notícia não se responsabilizará pelas consequências jurídicas
sobre os comentários divulgados.

%d blogueiros gostam disto: