Prefeitura retoma obra de contenção no calçadão

10

A Prefeitura de Rio Branco retomou a obra de contenção do Calçadão Raimundo Escócio no centro da cidade. Após interrupção para avaliação dos efeitos das alterações climáticas sobre a área, o reinício dos trabalhos foi comunicado pelo prefeito Marcus Alexandre durante visita ao local nesta quinta-feira (13).

Acompanhado pelo deputado André da Farmácia, comerciantes e moradores da região, Marcus Alexandre orientou a ação da empresa responsável pela obra. “Com a chegada do verão, depois do movimento de cheia e vazante do rio, minuciosa avaliação da condição do solo e ajuda da bancada acreana, especialmente do senador Jorge Viana, para liberação dos recursos, podemos agora retomar os trabalhos, concluir o aterramento e executar a parte final da obra, que inclui recomposição do pavimento, iluminação, paisagismo e toda a parte de acabamento”, explicou o prefeito.

Planejada para evitar o desbarrancamento na região central da cidade, a obra de contenção no Calçadão Raimundo Escócio abrange uma área de 6.400 metros quadrados. No aterramento foram utilizadas 15 caçambas e seis carretas de piçarra extraída da região das Quatro Bocas na BR 364. A implantação dos drenos foi feita com 125 metros de pedra brita número 2. Além de aterro e reaterros, o talude foi recomposto com 1.248,50 m² metros de grama batatais.

Morador do local há mais de 30 anos, o professor Francisco de Assis comemora a intervenção feita na encosta. “A possibilidade de desbarrancamento dessa área sempre me preocupou. Por isso, quando cheguei aqui tomei logo a inciativa de arborizar o local. Plantei várias mudas de cedro, mogno, bambu, o que ajudou bastante, mas não estava impedindo a erosão. Agora, com essa obra, a condição do solo está garantida”, destacou.

O deputado André da Farmácia destacou a importância do investimento do poder público para o fortalecimento do comércio daquela região. “Uma vez concluída a obra, a expectativa é de aumento de fluxo e aquecimento de vendas. Ganham comerciantes e ganha a população que poderá continuar contando com esse centro comercial que foi um dos primeiros e faz parte da tradição e da história da nossa cidade”.

Além da obra Calçadão Raimundo Escócio, outras duas obras de contenção estão em andamento, uma no bairro Base, também no Centro, e outra na encosta da Rua Boulevard Augusto Monteiro, no bairro Quinze. O trabalho segue durante todo o verão devendo ser concluído ainda este ano.

Da Assessoria
Fotos Marcos Vicentti/Asscom