Contratações temporárias aquecem o mercado de trabalho acreano



jpg Com a chegada das festas de final de ano, as contratações temporárias feitas pelos lojistas costumam alavancar o mercado de trabalho. De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismos (CNC), o número de vagas para empregos temporários deve diminuir 2,3% em relação ao mesmo período de 2014.  Porém, no Acre, de acordo com estimativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio/AC), os lojistas devem contratar o mesmo percentual verificado em 2014.

A gerente de loja de confecções e calçados, Meire Nobre, conta que, em 2015, diferente de 2014, as contratações serão feitas mais tarde. “Nós ainda estamos aguardando os movimentos aumentar. Ano passado, em outubro, já tínhamos contratados duas pessoas. Neste ano, ainda estamos aguardando o movimento aumentar, acredito que somente em novembro vamos poder fazer estas contratações temporárias”, explica.



A supervisora de vendas de um estabelecimento de semijóias, Kelly Cintia, pretende contratar, pelo menos, quatro pessoas, da mesma forma que foi no ano passado. “A crise não nos afetou muito. Sabemos que poderíamos vender mais, não batemos a meta de vendas estabelecida para 2015, mas vendemos ainda mais do que em 2014. Iremos contratar novas pessoas já no próximo mês, e pretendemos ficar com pelo menos quatro vendedores nos diferentes turnos da loja”, comenta.

O superintendente da Fecomércio/AC, Egídio Garó, explica que a economia acreana tem suas peculiaridades. “O volume que vemos circulando no Estado também é perene, apresenta uma certa constância. Se nós observarmos as taxas de crescimento do comércio acreano, vamos perceber que ele não tem uma tendência”, explica.

Por conta desta estabilidade, Garó diz que contratações temporárias devem permanecer igual às do ano passado, “A gente interpreta que haverá contratação nos mesmos níveis, um pouco mais ou um pouco menos, mas nos mesmos níveis”, complementa.

 


Notícias Relacionadas