A pedido de Leo de Brito, CPI dos Crimes Cibernéticos deve visitar Edward Snowden


Da Assessoria Parlamentar

Leo na Câmara

Primeiro vice-presidente da CPI dos Crimes Cibernéticos, o deputado federal Leo de Brito garantiu aprovação de um requerimento pelo colegiado, na manhã desta quinta-feira (22), no qual solicita a realização de visita técnica a Edward Snowden, agente da CIA que se encontra em asilo político na Rússia. A data da visita ainda não foi confirmada.

Há pouco tempo, Snowden tornou público um grande esquema de escutas não autorizadas e grampos digitais patrocinados pelo governo norte-americano, contra várias autoridades espalhadas pelo mundo, inclusive do governo brasileiro. Desta forma, o agente promoveu um grande benefício para a autonomia das nações.



Porém, o caso se transformou em escândalo internacional colocando em risco a vida de Edward, assim como a reputação e a segurança nacional de vários países ao redor do mundo. Snowden estaria sendo perseguido e solicitou asilo e proteção em diversos locais, passando pela China, Equador e Rússia, onde se encontra atualmente.

“A realização desta visita técnica trará importantes informações. A Investigação de possíveis crimes de espionagem cometidos contra o governo brasileiro ampliará o raio de atuação desta CPI. Durante os debates aqui na sessão também foi proposto que a oitiva se estenda ao fundador do Wikileaks, Julien Assange”, afirmou Leo de Brito.

Entre os principais objetivos da CPI dos crimes cibernéticos estão à investigação de crimes relacionados a desvios de recursos bancários de correntistas, de pedofilia, além do tráfico internacional de pessoas.

 


Notícias Relacionadas